Os sintomas da gripe
Os sintomas da gripe
A gripe constitui uma doença aguda causada por um vírus pertencentes ao género Orthomyxovirus. Estes agentes patogénicos afetam o nariz, a garganta e os pulmões, causando inflamação das vias respiratórias superiores e da traqueia. A gripe é transmitida pelas gotas das secreções respiratórias que se espalham no ar quando se espirra ou tosse. Quando estamos doentes, para evitar infetar outras pessoas, é boa ideia ficar em casa até 24 horas após resolução espontânea da febre (um dos sintomas da gripe), tapar a boca quando tossimos e espirramos e lavar as mãos com frequência.
Gripe: como se manifesta
A doença começa normalmente com o aparecimento súbito dos sintomas após 1 ou 2 dias de incubação. Os sintomas da gripe aguda podem prolongar-se durante 7 - 10 dias.
Os sintomas sistémicos são normalmente os primeiros a aparecer.
- Febre
- Cefaleia (dor de cabeça)
- Dor muscular
- Arrepios
- Mal-estar geral
- Perda de apetite
No início da doença poderá também ocorrer lacrimejo e olhos vermelhos. A dor muscular é generalizada.
A febre é normalmente alta nos primeiros dias e depois baixa gradualmente, mas pode também prolongar-se até 8 dias. Na maioria das pessoas, a gripe é uma doença autolimitada, o que significa que se cura espontaneamente. Após a cura, podem persistir alguns sintomas no período de convalescença, que pode prolongar-se durante algumas semanas. Entre estes, a tosse seca e o mal-estar geral são os mais frequentes.
Os sintomas característicos são acompanhados de sintomas respiratórios.
- Tosse seca
- Corrimento nasal
- Inflamação da garganta
As pessoas mais frágeis, como as que sofrem de doença pulmonar crónica ou que têm uma doença cardíaca, as grávidas, pessoas idosas e as crianças de tenra idade, podem desenvolver complicações graves. Nestas pessoas é recomendada a vacinação contra a gripe.
Nas crianças com idades entre os 6 meses e os 5 anos que apresentam febre alta, podem ocorrer convulsões. A maioria destes episódios é de curta duração e não causa sequelas permanentes. Algumas crianças têm uma maior predisposição do que outras; 1 em cada 3 crianças que sofreu uma convulsão poderá ter outra nos 12 meses seguintes.
Para lidar melhor com os sintomas da gripe, poderá experimentar tomar Spidifen EF, um medicamento anti-inflamatório não esteroide (AINE) indicado para adultos e crianças com mais de 12 anos de idade, que poderá aliviar os sintomas de estados gripais, especialmente a febre e a dor generalizada.
Qual é a sua dor?
para obter alívio mais rápido.