Ibuprofeno e Arginina
Spidifen EF
Spidifen EF é um medicamento à base de Arginato de Ibuprofeno, uma fórmula em que o AINE (Ibuprofeno) foi salificado com Arginina.
O Ibuprofeno é uma molécula com ação analgésica e anti-inflamatória com eficácia demonstrada, sendo uma das mais bem toleradas pelo organismo dentro do seu grupo.
A Arginina é um aminoácido (ou seja, um constituinte das proteínas) que, em associação com o Ibuprofeno, acelera a sua solubilização e absorção.
Arginato: qual é a sua utilidade?
Na formulação de Spidifen EF, o Ibuprofeno sofre um processo de salificação com Arginina, resultando numa redução significativa do tempo necessário para a absorção do fármaco, comparativamente às formas farmacêuticas convencionais contendo apenas Ibuprofeno. Isto significa que há um início mais rápido do efeito analgésico perante situações de dor de diversas origens e intensidade.
Além disso, ao acelerar a absorção do fármaco, este permanece menos tempo no estômago, em contacto com a mucosa gástrica.
Diferença entre Ibuprofeno e Arginato de Ibuprofeno
Depois de administrado, o Ibuprofeno convencional tende a permanecer mais tempo no trato gastrointestinal, pelo que é absorvido mais lentamente do que o Ibuprofeno salificado com a Arginina. A diferença é considerável: passa-se dos 90 minutos necessários para que o Ibuprofeno convencional atinja a concentração máxima na corrente sanguínea, para os 30 minutos da fórmula com Arginato de Ibuprofeno.
Graças a esta composição, o Spidifen EF começa a atuar mais depressa, proporcionando um rápido alívio da dor, uma vantagem significativa, especialmente em caso de patologias clínicas com dor intensa, em que é necessário um efeito analgésico imediato.