Perguntas frequentes
Qual é a dose certa para tomar Spidifen EF?
Os adolescentes com mais de 12 anos e os adultos podem tomar Spidifen EF 400 mg, duas/três vezes por dia. Não ultrapassar a dose diária máxima de 3 comprimidos ou 3 saquetas (1200 mg por dia). Fale com o seu médico ou farmacêutico antes de tomar Spidifen EF.
Este medicamento não deve ser utilizado no tratamento da febre alta (superior a 39,5ºC), febre de duração superior a 3 dias ou febre recorrente, exceto se prescrito pelo médico, pois estas situações podem ser indicativas de doença grave requerendo avaliação e tratamento médico.
Este medicamento não deve ser utilizado para a automedicação da dor, durante mais de 7 dias nos adultos, exceto se prescrito pelo médico, pois uma dor intensa e prolongada pode requerer avaliação e tratamento médico.
O que devo fazer se tomar mais Spidifen EF do que deveria?
Se tomar mais Spidifen EF do que deveria, contacte um médico ou o hospital mais próximo o mais rapidamente possível.
Os sintomas de sobredosagem podem surgir nas 4-6 horas após a toma da dose excessiva de Spidifen EF.
Spidifen afeta a capacidade de conduzir e utilizar máquinas?
Devido ao possível aparecimento de sonolência, tonturas, dores de cabeça e depressão, Spidifen EF pode afetar negativamente a sua capacidade de condução. Se ocorrer um ou vários destes sintomas, é aconselhável que evite conduzir veículos e utilizar máquinas.
O que significa dizer que Spidifen EF tem uma ação analgésica?
Significa que o Spidifen EF é eficaz no alívio da dor, ou seja, que tem um efeito analgésico. Além disso, Spidifen EF consegue atuar rapidamente porque alcança uma elevada concentração no sangue nos primeiros minutos após a toma. Isto torna-o particularmente útil quando é necessário um efeito imediato, como nos casos de dor intensa.
O Spidifen EF pode ser usado durante a gravidez e no período de amamentação?
Se está grávida ou a amamentar, se pensa estar grávida ou planeia engravidar, deverá falar com o seu médico ou farmacêutico antes de tomar Spidifen EF.
Durante o primeiro e o segundo trimestre de gravidez, só deve tomar Spidifen EF caso seja claramente necessário, na dose mais baixa possível e durante o menor tempo possível, de acordo com as indicações do seu médico. Spidifen EF está contraindicado durante o terceiro trimestre da gravidez. Evite tomar Spidifen EF durante a amamentação.
Spidifen EF tem alguma contraindicação específica?
O ibuprofeno não deve ser administrado nos seguintes casos:
- Hipersensibilidade ao Ibuprofeno ou a outros AINEs;
- História de reações de hipersensibilidade (p. ex. broncospasmo, asma, rinite, angioedema ou urticária) como resposta à administração de ácido acetilsalicílico ou outros AINEs;
- História de hemorragia gastrointestinal ou perfuração, relacionada com terapêutica anterior com AINEs;
- Úlcera péptica/hemorragia ativa ou história de úlcera péptica/hemorragia recorrente (dois ou mais episódios distintos de ulceração ou hemorragia comprovada);
- Colite ulcerosa, doença de Crohn, úlcera péptica ou hemorragia gastrointestinal recorrente (definida como dois ou mais episódios distintos de ulceração ou hemorragia comprovadas);
- Insuficiência cardíaca grave (classe IV da Associação de Cardiologia de Nova Iorque);
- Insuficiência hepática grave;
- Insuficiência renal grave;
- Pacientes com diátese hemorrágica ou outros transtornos da coagulação, hemorragia cerebrovascular;
- Distúrbio congénito do metabolismo da porfirina (por ex. porfiria intermitente aguda);
- Alcoolismo crónico (14-20 bebidas/semana ou mais);
- Doentes com problemas na produção de células sanguíneas de causa desconhecida;
- Gravidez e/ou amamentação.
Posso comprar Spidifen EF sem receita médica?
Sim, o Spidifen EF é um medicamento não sujeito a receita médica de venda exclusiva em farmácia. Pode ser comprado em qualquer farmácia sem receita médica.
Posso tomar Spidifen EF com o estômago vazio?
Em geral os medicamentos devem ser tomados com alimentos, especialmente no caso de pessoas com um estômago mais sensível.