DOR ÓSSEA, ARTICULAR E MUSCULAR
O que é?
Um movimento repentino, a contração brusca de um músculo ou a sua distensão excessiva podem ser causa de dor muscular. Pode ser uma entorse se as fibras musculares não sofreram lesões, como ocorre em caso de distensão muscular. Neste último caso, o dano pode ser mínimo e afetar apenas poucas fibras, ou pode afetar uma série delas, cada vez maior, chegando nos casos graves a rotura completa.
Causas/classificação
A entorse ou distensão muscular pode ocorrer tanto se a força aplicada for maior do que a que o músculo é capaz de suportar, como nos casos em que o músculo não está preparado para o esforço que deve realizar. Nestes casos, o trauma muscular é agudo. Também existe a possibilidade de uma forma crónica que ocorre quando o músculo tiver sido “demasiado” utilizado, com movimentos repetitivos e prolongados.
Sintomas
Os sintomas que afetem o músculo dependerão da dimensão da lesão. O alongamento manifesta-se por uma dor que tende a ser mais intensa de forma progressiva. Também pode sentir-se como um cordão doloroso ao tocar no músculo.
Recomendações
Em caso de tendinite ou lesão muscular, é útil tomar certas medidas gerais:
- proteja essa zona do corpo de outro possível trauma, imobilizando-a.
- deixe repousar o músculo lesionado ou o tendão inflamado procurando não fazer movimentos que provoquem dor.
- aplique um saco de gelo sobre a zona lesionada durante 15-20 minutos, e repita a sua aplicação a cada 2-3 horas. O frio ajuda a aliviar a dor e a reduzir a tumefação e a inflamação.
- uma ligadura de compressão ajuda a diminuir a tumefação. A ligadura deve ser enrolada de fora para o centro, procurando não apertá-la demasiado.
- mantenha elevada a extremidade afetada.
Para controlar a dor, é útil utilizar um fármaco anti-inflamatório não esteróide a escolher entre os produtos de automedicação disponíveis, como o ibuprofeno.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |