DOR DE DENTES

O que é?

A dor de dentes é uma perturbação muito comum. A dor, localizada entre o dente e o maxilar, costuma iniciar-se de repente, com uma intensidade que pode variar desde uma sensação de incómodo até uma dor intensa. Em alguns casos, é causada pela exposição ao frio, ao calor, ao contacto com alimentos ou bebidas doces, ou simplesmente ao mastigar. Às vezes ocorre uma causa desencadeante. Pode durar alguns minutos, até que desapareça o estímulo que a fez disparar, ou ser contínua.

Tipos/causas

I Denti

Muitas causas de dor de dentes podem ser atribuídas a uma higiene oral inadequada, que é um fator importante para o aparecimento de cáries. A dor de dentes também pode ser causada pela inflamação da polpa do dente (pulpite), ou pela presença de um abcesso. Também pode surgir devido à erupção de um dente do sizo, ou ser o resultado de um trauma.

Continuar a ler

Sintomas

As características relacionadas com a dor podem oferecer pistas sobre a causa da dor de dentes.
Se a dor se manifesta só depois da exposição a um estímulo desencadeante e tende a não persistir uma vez retirado este, pode considerar-se inicialmente pulpite reversível, já que geralmente se trata de uma cárie pouco profunda.

Continuar a ler

Sugestões

Controllo dentale

Tal como acontece com muitas outras doenças, a prevenção da dor de dentes é, sem dúvida, o primeiro recurso.
Lave os dentes regularmente duas vezes por dia, escovando também as gengivas e a língua com cuidado, e sem esquecer a limpeza interdental. Reduza os alimentos doces, evite fumar e faça revisões dentárias periódicas: Estas medidas simples ajudá-lo-ão a manter os dentes e as gengivas sãos. Se, apesar das medidas preventivas, continuar a sentir dor de dentes, é importante saber que em alguns casos é necessário entrar imediatamente em contacto com um médico ou um dentista.

Continuar a ler

Entre revisão e revisão, podem ser tomadas algumas medidas para ajudar a controlar a dor de dentes:

  • tome um medicamento que não necessite de receita médica e que contenha princípios ativos como o ibuprofeno, de preferência numa fórmula que tenha um efeito rápido;
  • lave os dentes com água morna
  • limpe a fundo, eliminando qualquer resto de alimentos entre os dentes, com fio dental.
Dolore alla schiena Mal di testa Dolori Mestruali
Il mal di denti Nevralgia Febbre e influenza