A DOR NO DIA-A-DIA

Introdução

O impacto de muitas das perturbações responsáveis pela dor, como as do aparelho locomotor, ao contrário das cefaleias, pode ser pelo menos parcialmente reduzido através da prevenção a diferentes níveis. A deteção precoce é muito importante (por exemplo no caso de aparecimento de doença reumática) e o início imediato do tratamento quando estiver indicado, mas também é importante adotar medidas preventivas contra os fatores de risco.

Continuar a ler

Dieta

Alimentazione corretta

No que respeita à alimentação, uma dieta saudável é, sem dúvida, essencial para garantir o bem-estar da pessoa e para reduzir o risco de desenvolver doenças crónicas. Por isso, é importante seguir uma dieta que assegure uma ingestão adequada de frutas, legumes, vitaminas e minerais.

Continuar a ler

Desporto

Gambe e dolori

A atividade física é um dos pilares de um estilo de vida saudável. No entanto, também a prática desportiva pode expor-nos a problemas, sendo os principais, sem dúvida, as perturbações músculo-esqueléticas. Os atletas, por exemplo, estão muito expostos ao risco de lombalgia já que, em praticamente qualquer tipo de desporto, a coluna vertebral está submetida a uma grande tensão, pela necessidade de realizar movimentos de rotação ou torsão e absorver a pressão e também possíveis impactos.

Continuar a ler

Trabalho

La corretta postura al pc

Existem vários tipos de trabalhos que podem expor os implicados a um risco para a saúde. Sem dúvida, as perturbações músculo-esqueléticas, incluindo a dor lombar, estão entre as mais frequentes e significativas para a saúde dos trabalhadores, bem como entre as mais dispendiosas em termos de impacto económico para a empresa, tanto pelos custos diretos como pelos indiretos atribuíveis essencialmente a uma menor produtividade.

Continuar a ler