Areas de dor

O QUE É A DOR?

Definição

Todos nós já sentimos dor em algum momento das nossas vidas. Trata-se de uma sensação que, dentro de certos limites, pode até ser útil: De facto, o que sucederia se pudéssemos meter as mãos em água a ferver sem sentir dor? Assim, a dor é uma advertência de que algo não está bem, por exemplo, de que há tecidos ou órgãos danificados.
Este conceito está expresso na definição “técnica” de dor proporcionada pela Associação Internacional para o Estudo da Dor: trata-se de “uma experiência sensorial e emocional desagradável associada a lesão tissular real ou potencial, ou descrita em relação a essa lesão.”

Dor aguda e dor crónica

Por sua vez, a dor pode ser definida pela sua duração. Fala-se de dor aguda e dor crónica. Para que uma dor seja considerada crónica deve durar mais de 3 meses. Enquanto a dor aguda pode ser útil quando atua como forma de alarme para nos advertir de que algo está mal, normalmente a dor crónica é sempre “inútil”, isto é, não está destinada a avisar-nos de qualquer problema.
A dor crónica é um problema de saúde sério para a população. Segundo os resultados de um inquérito realizado em 16 países (dos quais 15 eram europeus), cerca de uma quinta parte da população já sentiu dor durante 6 meses, sentiu dor no último mês e já sentiu dores uma série de vezes na última semana. Se sofre de dor crónica, deve consultar um médico.

Escala de avaliação da dor

A dor é uma experiência subjetiva, mas se precisar de ajuda para tratá-la, deverá aprender a explicar as suas características, começando pela sua intensidade. Como se avalia a dor? A melhor maneira é usar uma “escala” de avaliação. Uma das mais populares é a EVA (Escala Visual Analógica para a avaliação da dor): trata-se de uma linha de 10 cm de comprimento que começa em 0 (sem dor) e termina em 10 (a máxima dor imaginável).

Continuar a ler

Áreas de dor

Existem várias situações suspeitas para o aparecimento de dor intensa que podem ser tratadas em primeira linha com uma automedicação responsável. As mais comuns incluem dor de cabeça, dor de dentes, nevralgia, dor lombar e dor osteoarticular em geral, assim como dor menstrual e dor muscular. Além disso, pode sentir-se dor durante as perturbações em geral como a gripe e a febre.

Dolore alla schiena Mal di testa Dolori Mestruali
Il mal di denti Nevralgia Febbre e influenza