NEVRALGIA

O que é?

A dor nevrálgica, causada por um nervo irritado ou dorido, é muitas vezes intensa, ardente, às vezes como uma pontada, que pode ser sentida como um choque que percorre o caminho do nervo em questão. Felizmente, a dor nevrálgica costuma ser de curta duração, embora tenda a repetir-se.
Uma característica da nevralgia é a notável desproporção entre a intensidade da dor que se sente e a ligeira gravidade do dano tissular. Além disso, uma vez que depende do nervo, a dor adquire características especiais com uma distorção da sensibilidade (chamada disestesia), como uma sensação de ardor ou de picadas.

Causas e tipos de nevralgia

Mouse e problemi alle articolazioni

De modo geral, são infeções que fazem sofrer o nervo, mas também podem originar inflamação, problemas mecânicos, como a compressão do nervo por uma hérnia discal, e doenças sistémicas, por exemplo, diabetes.

Sintomas

Embora o tipo mais comum de dor nervosa seja uma sensação de ardor, às vezes adquire características diferentes e é sentida como uma dor profunda e surda. Também é possível que a dor se sinta com maior intensidade (hiperalgesia), ou se sinta quando a pessoa se expõe a estímulos que não são dolorosos por si (alodinia), ou que exista hipersensibilidade a estímulos externos normais, que são sentidos de forma exagerada (hiperestesia). A dor que se origina a partir dos nervos pode atingir uma situação crónica: os sintomas tendem a durar e muitas vezes continuam a persistir mesmo depois da eliminação da causa.

Recomendações

Dolore cervicale

Em caso de dores ligeiras e transitórias que são facilmente atribuíveis a um estado inflamatório, pode ser benéfico utilizar medicamentos que não necessitem de receita médica. Deverá consultar o seu médico se as queixas se tornarem intensas e persistentes.

Pode ser de ajuda outro conselho geral:

  • não fume, já que fumar piora a circulação e aumenta o risco de complicações neuropáticas
  • evite o álcool, já que pode piorar a neuropatia periférica
  • siga uma dieta saudável, rica em frutas e legumes, para assegurar uma ingestão adequada de vitaminas e minerais.
Dolore alla schiena Mal di testa Dolori Mestruali
Il mal di denti Nevralgia Febbre e influenza